Saiba mais sobre o funcionamento do programa Pé de Meia em Marau: descubra como garantir sua estabilidade financeira

O Programa Pé de Meia: Incentivo à Educação para Jovens Brasileiros

O Programa Pé de Meia foi criado com o intuito de motivar os estudantes a permanecerem na escola, sendo uma iniciativa de âmbito federal vinculada ao Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pela gestão tanto do Pé de Meia quanto do Bolsa Família. Todos os jovens vinculados ao programa Bolsa Família estão automaticamente inscritos e elegíveis para receber o auxílio do Programa Pé de Meia.

Em uma entrevista exclusiva à Tua Rádio Alvorada, a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Fernanda Brocco, e a gestora dos programas em Marau, Luciana Dall Molin, esclareceram que o programa provê aos adolescentes participantes um auxílio financeiro mensal durante o período em que estão estudando, além de um bônus ao concluir o ensino. Para receber o benefício mensal, é necessário manter uma frequência mínima de 75%, e para obter o incentivo final é preciso ser aprovado no ano letivo.

Segundo Luciana, estima-se que aproximadamente 150 adolescentes entre 14 e 24 anos em Marau preencham os requisitos para participar do programa. Os estudantes elegíveis devem se inscrever no aplicativo Jornada do Estudante, sendo sua inscrição submetida à aprovação do Ministério da Educação. Uma vez aprovados, os beneficiários recebem automaticamente uma conta na Caixa Econômica para o recebimento do auxílio.

A validação da conta deve ser realizada pelos responsáveis do adolescente, seja pessoalmente em uma agência da Caixa ou através do aplicativo Caixa Tem. Como acrescentou Fernanda Brocco, em breve serão oferecidas oficinas em Marau para capacitar os jovens beneficiários a gerir de forma eficaz o dinheiro recebido através do Pé de Meia.